Perguntas Frequentes

04/04/2018
1- QUEM TEM DIREITO A USAR OS SERVIÇOS DO HU?
Comunidade USP – docentes, funcionários, alunos (Graduação e Pós-Graduação) e dependentes cadastrados, conforme estabelecido pela Universidade de São Paulo, Resolução USP 7043/2015

Comunidade Butantã – moradores do Distrito de Saúde Butantã. O agendamento é feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS) através do Sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
Se você tem uma Guia de Encaminhamento deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Ambulatório de Especialidades (AME) onde foi atendido para que sua consulta seja agendada em um dos serviços de referência.

2- INFORMAÇÕES PARA A COMUNIDADE USP:

Como fazer o cartão de matrícula no HU, para Funcionário, Aluno e Docente?
Você precisa comparecer pessoalmente, de 2ª a 6ª feira (dias úteis) das 07 às 18 horas, com os seguintes documentos:

– Cartão USP

– RG (CNH ou Documento Oficial com foto)

– CPF

– Cartão Nacional de Saúde (caso não possua, poderá solicitar em sua Unidade Básica de Saúde).

Se dirigir ao balcão de informações para Senha de Atendimento do SAME, para confecção de matrícula e emissão do cartão HU.

Local: Hospital Universitário Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – 2º andar – SAME

Mais informações: 3091-9327 SAME

Como emitir 2ª via do cartão de matrícula do HU?
Você deve comparecer pessoalmente, de 2ª a 6ª feira (dias úteis) das 07:00 às 18:00 horas, com documento de identificação com foto e cartão USP.
No Balcão de informação do hospital, solicitar senha do SAME para emissão do cartão.

Como fazer para cadastrar dependentes, conforme Resolução USP nº 7043/15 e Portaria SAU 01 de 27/03/2015
O pedido de cadastro de dependentes deve ser feito em sua própria unidade e encaminhado à Superintendência de Saúde da USP -SAU- para análise e cadastro.

Alunos: o pedido de cadastro de dependentes (cônjuge e filhos menores de 18 anos) é feito junto à Sessão de Alunos da faculdade onde está matriculado.

Funcionários e Docentes: o pedido de cadastro de dependentes (cônjuge e filhos menores de 21 anos) é feito junto ao Serviço de Pessoal da unidade onde está vinculado.

Clique aqui para verificar quem pode ser cadastrado como dependente.

Clique aqui para consultar documentos necessários para solicitar o cadastro.

3- AGENDAMENTO DE CONSULTA PARA COMUNIDADE USP: Funcionários, Docentes, Alunos e Dependentes:
Informação e Solicitação de Consulta pelo site ou Agendamento pelo Telefone:

www.hu.usp.br/agendamentos

(11) 3091 – 9449
De 07:00 ÀS 16:00 HORAS DE 2ª À 6ª FEIRA
Obrigatoriamente para marcar consulta (site, telefone ou retorno), deve estar com Cartão HU.
Chegar com 30 minutos de antecedência à consulta ou exame.
Atualize sempre o seu endereço e telefone de contato.
Caso não possa vir a consulta, se possível desmarque com 48 horas de antecedência, no email: samecancelaconsulta@hu.usp.br

4- O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REALIZA CIRURGIA PLÁSTICA?

O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) não realiza cirurgia plástica.
Apesar de ser um hospital universitário, o atendimento oferecido não inclui alta complexidade, já que o HU-USP é um hospital geral. O atendimento em cirurgia plástica reparadora pelo Sistema Único de Saúde – SUS – é realizado em serviço terciário. No município de São Paulo e Grande São Paulo, as consultas são agendadas pelo Sistema Informatizado de Regulação da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS – da Secretaria de Estado da Saúde.
Se você tem uma Guia de Encaminhamento, sugerimos procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Ambulatório Médico de Especialidades (AME) onde foi atendido para que possa ser direcionado a algum serviço de referência.

5- O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REALIZA TRATAMENTO DE INFERTILIDADE OU INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL?

O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) não oferece tratamento na área de reprodução humana assistida (fertilização, inseminação intra-uterina, fertilização in vitro e outros). Seguir orientação do item 4 para atendimento no SUS. No município de São Paulo, um dos serviços de referência é o Hospital Pérola Byington, cujo agendamento ocorre através do sistema CROSS.

Mais informações podem ser obtidas clicando no link: http://www.hospitalperola.com.br/

6- O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REALIZA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO?

O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) não oferece tratamento Odontológico (Dentista).

Para a comunidade USP (Aluno, Funcionário e Docente ativo) existe a Clínica Odontológica- SAS, Rua do Anfiteatro, 295 – CRUSP – Bloco “G” – Térreo –
Telefone. 3091-3393 – Campus de São Paulo.

Para informações sobre início de tratamento e inscrições de triagens consulte o site ou envie email:
http://sites.usp.br/sas/clinica-odontologica/
triagemodonto.sas@usp.br

Existe ainda o atendimento da Faculdade de Odontologia da USP, você pode obter mais informações consultando o site: www.fo.usp.brTelefone: 3091 7418 ou enviei e-mail para apoiopacientefo@usp.br.

7- O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REALIZA TRATAMENTO DE FERIDAS COMPLEXAS A VÁCUO?
O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) não oferece tratamento à vácuo de feridas. Como Hospital Escola o HU ministra cursos aos profissionais da saúde (Médicos, Enfermagem, Alunos), entre estes cursos o HU já ministrou curso sobre o tema.

8- POSSO TOMAR VACINA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HU-USP)?
Não, Porém os funcionários e docentes ativos da USP, podem ir ao UBAS/USP, para as vacinas disponíveis ao trabalhador, como a antitetânica, com apresentação do cartão de vacinação e Cartão HU.
No horário das 10:30 às 17:00 hs.

9- POSSO FAZER PRÉ NATAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HU-USP)?
Somente para Comunidade USP ativa, ou seja, funcionários, docentes, alunos e seus dependentes, após a confirmação da gravidez.
A marcação do Pré Natal é através da Central de Agendameto (11) 3091 – 9449

10- O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HU-USP) PODE ENCAMINHAR PACIENTES DIRETO PARA CONSULTAS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP?
Não. Os agendamentos de consultas ambulatoriais no Hospital das Clínicas (HC) são realizados por meio do sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS- da Secretaria de Estado da Saúde. Veja no link abaixo a orientação do HC para agendamento de consultas :
http://www.hc.fm.usp.br/

11- PARTICIPEI DO PROGRAMA DE INCENTIVO À DEMISSÃO VOLUNTÁRIA (PIDV) DA USP, POSSO CONTINUAR USANDO O HU?
De acordo com as Resoluções que instituíram os Programas de Incentivo à Demissão Voluntária na USP, os servidores desligados teriam direito à manutenção dos atendimentos de serviços médicos e odontológicos prestados pelo HU e UBAS, pelo prazo de 2 (dois anos) a contar da data da assinatura do termo de rescisão contratual. Tendo solicitado a demissão voluntária, o servidor deixa de ter vínculo com a universidade, assim como seus dependentes. Após o prazo estabelecido, os pacientes terão direito a agendar retornos enquanto houver indicação clínica de continuidade de acompanhamento hospitalar. Demais casos serão direcionados para acompanhamento em Unidades Básicas de Saúde.

12- QUERO TRABALHAR NO HU OU PRESTAR SERVIÇOS NO HOSPITAL. COMO FAZER?
O ingresso de docentes e funcionários na Universidade de São Paulo é feito por meio de concurso público. Você pode consultar os concursos abertos no site: http://www.usp.br/drh

A compra de materiais e a contratação de serviços na Universidade de São Paulo é feita por meio de licitações públicas. Informações podem ser obtidas consultando o site http://www5.usp.br/institucional/concursos-e-licitacoes

13- COMO FAZER PARA SOLICITAR CÓPIA DO PRONTUÁRIO?
O paciente tem direito a cópia de seu prontuário, já que a guarda é de responsabilidade do hospital. Para solicitar cópia o paciente ou seu responsável legal deverá comparecer pessoalmente, no guichê da Seção de Registro Geral – SAME, de 2ª a 6ª feira, das 07:00 às 18:00 horas, para fazer a solicitação.
Será preenchida uma requisição e informado o prazo para retirada dos documentos solicitados.

14- COMO FAZER EXAMES NO HU?
O HU é um Hospital Público do SUS, todo atendimento e exames são gratuitos. O HU não realiza exames particulares, nem exames de alta complexidade (Ex. Ressonância, Cintilografia). O paciente em tratamento no HU através do Ambulatório e PS, tem direito aos exames disponíveis na Instituição. Orientação sobre a realização dos exames encontram-se na solicitação do pedido.
Para pacientes das UBS/AMA/AME da Região do Butantã, os exames disponíveis, serão agendados pela própria unidade, via CROSS.

15- O HU FORNECE ATESTADO PARA PISCINA E ATIVIDADE FÍSICA?
O HU não fornece atestado médico para piscina e atividade física.