Chefe Técnico: Enf. Nanci Cristiano dos Santos
A Divisão de Enfermagem Pediátrica do HU-USP é composta por três unidades assistenciais: Pronto Socorro Infantil, Clínica Pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. Tem como missão o atendimento integral à criança e sua família, proporcionando condições favoráveis ao ensino e à pesquisa aos pacientes de média complexidade, com idade entre 0 dia de vida e 15 anos incompletos, que residem no subdistrito do Butantã ou seja dependentes de alunos e funcionários da USP.
A equipe de enfermagem é altamente qualificada e especializada para a prática neonatal e pediátrica baseada em evidências científicas, mantendo-se atualizada nas melhores práticas, incentivada pela missão de instituição de ensino e campo de prática e pesquisa do programa de residência de enfermagem na saúde da criança e do adolescente da Escola de Enfermagem da USP.
A assistência à criança e ao adolescente prestada na Divisão de Enfermagem Pediátrica é pautada nos pressupostos do Cuidado Centrado na Criança e sua Família, portanto incentiva e valoriza a participação da família na assistência durante todo o período de internação, com o objetivo de aliviar o estresse e o sofrimento da criança e sua família, advindos da experiência de adoecimento e hospitalização.
Para proporcionar a assistência humanizada, as unidades pediátricas oferecem ambientes físicos adequados às diversas faixas etárias atendidas, conta com equipamentos e materiais seguros para o atendimento das necessidades assistenciais e de desenvolvimento infantil, ambientes decorados para o público infantil, ampla brinquedoteca, espaço para os adolescentes e espaços para alimentação, banho e repouso da família durante a internação.
Nas áreas pediátricas as famílias são bem vindas, e as ações visam sua inclusão na assistência por meio de práticas e programas em parceria com a equipe. A permanência por tempo integral ao lado da criança é liberada inclusive na UTI pediátrica e neonatal, são incentivadas visitas programadas para os irmãozinhos, os horários de visitas aos amigos e parentes são estendidos, são oferecidas oficinas educativas e lúdicas para os pacientes e famílias, além de grupos com famílias para discussão de suas experiências e temas de interesse comum. A família é incentivada pela equipe a participar da assistência acompanhando os profissionais nos cuidados e procedimentos realizados as crianças, apoderando-se e apropriando-se dos cuidados progressivamente e preparando-se assim para o cuidado seguro no domicílio.
Pediatria
Primeira unidade inaugurada no HU, cuja missão é prestar assistência de enfermagem centrada na criança, no adolescente e sua família. Sempre esteve na vanguarda no que se refere à humanização da assistência, pois já implantava atividades exclusivas para promover a socialização de pacientes e familiares antes da criação de legislações específicas. Esses espaços estão sempre se ampliando para favorecer a participação ativa dos familiares no processo de hospitalização, fortalecer vínculos, aumentar a segurança e bem estar. Muitas histórias marcaram para sempre nossas vidas, em vários momentos sorrimos e choramos com os pacientes, suas famílias e conosco mesmo, quando uma palavra, um gesto, um movimento inesperado nos surpreendia mostrando a força da vida, nos ensinando lições mesmo diante das adversidades causadas pela doença. Isto nos motiva cada vez mais a cuidar com responsabilidade, compromisso fundamentado no conhecimento técnico-científico, carinho e atenção, visando fazer a diferença na vida de todos por nós assistidos.
Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal
A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (UTIPN) foi inaugurada em 11/08/1992. Sua estrutura e organização contemplam os avanços terapêuticos e tecnológicos disponíveis para o cuidado da criança gravemente enferma. Contamos com uma equipe de enfermagem especializada, com experiência e empatia para promover um cuidado centrado na criança e sua família de forma segura, responsável e ética. O enfermeiro em parceria com os técnicos de enfermagem organiza o ambiente, planeja e executa os cuidados baseado nas melhores práticas e evidências científicas. Trabalhando num ritmo intenso, permeado por questões de vida e morte, a UTIPN representa um local de esperança destinado a assistir os pacientes de forma humanizada aumentando suas chances de sobrevida e recuperação. Acreditamos que tudo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
Pronto Socorro Infantil
O Pronto Socorro Infantil (PSI) iniciou suas atividades em 1981 como Pronto Atendimento, passando à Setor de Emergência em 1989. Ao garantir área física apropriada e equipe de atendimento especializada em emergência pediátrica, a partir de 2002 foi denominada pronto socorro infantil. Tem o objetivo de prestar assistência a crianças e sua família em situações de emergência e agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida e exigem tratamento imediato.
Os atendimentos mais frequentes são as doenças respiratórias principalmente durante a sazonalidade que ocorre entre os meses de março a junho anualmente. A assistência é prestada por profissionais capacitados sendo norteada por protocolos de Suporte de Vida Avançado em Pediatria (PALS) e garantida as condições para que as famílias permaneçam durante todo atendimento da criança inclusive nos procedimentos de emergência tornando a experiência menos estressante para a criança e sua família.