Divisão de Enfermagem de Pacientes Externos

Chefe Técnico: Enf. Elisabete Finzch Sportello

A DEPE assiste aos clientes externos e internos garantindo o cumprimento das metas do Departamento de Enfermagem (DE) na promoção, manutenção e recuperação da saúde, de acordo com ações interinstitucionais, intersetoriais e interdisciplinares, firmadas de forma a atingir a missão do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP). É composta pelas Unidades de Ambulatório, Pronto Socorro Adulto, Diagnóstico por Imagem, Endoscopia, Métodos Gráficos e Unidade Básica de Assistência a Saúde da USP. 

As equipes de enfermagem das diversas Unidades desta Divisão são independentes, mas interagem com outras equipes do hospital, favorecendo as ações de saúde e disseminando o conhecimento em diversos níveis e em distintas áreas de atenção da enfermagem.

Ambulatório 

Constituída em 1989, a equipe de enfermagem do Ambulatório assiste ao paciente, família e cuidadores, considerando os determinantes do processo saúde-doença e o perfil epidemiológico da população atendida. 

Busca o desenvolvimento da autonomia pessoal e coletiva a partir de uma visão moderna de promoção da saúde que envolve aspectos cognitivos e afetivos, promovendo o redimensionamento da perspectiva da educação em saúde por meio de um processo de capacitação do indivíduo e coletividade para o autocuidado.

As atividades de enfermagem são planejadas e integradas às unidades de internação, mantendo planos de assistência coerentes com as melhores práticas.

Atualmente, as enfermeiras do ambulatório realizam uma média de 850 consultas por mês, tais consultas abrangem orientações pré-operatórias, acompanhamento e orientações a portadores de doenças crônicas e consultas do binômio mãe/bebê, além de atuarem em Grupos Multiprofissionais de Educação para a Saúde, transmitindo informação à pacientes e cuidadores, favorecendo a construção do empoderamento a respeito das suas demandas e necessidades.

A equipe de enfermagem do ambulatório realiza cerca de 550 procedimentos por mês de diferentes complexidades, entre eles curativos, inserção e troca de drenos e cateteres, acompanhamento de pequenas cirurgias e exames especializados.

Ainda dentro do espaço físico do ambulatório são realizados os atendimentos dos pronto-atendimentos de otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e bucomaxilofacial. O ambulatório conta com uma sala de medicação onde são realizadas mais de 1000 medicações por mês, atendendo pacientes de menor complexidade que receberam atendimento médico na Classificação de Risco, além das demandas do próprio ambulatório.

Entre as atribuições dos técnicos de enfermagem estão o acolhimento e verificação de sinais vitais dos pacientes antes das consultas médicas e de enfermagem, auxílio em procedimentos e exames, organizam salas e consultórios, medicamentos e materiais, no modelo assistencial de cada área. 

O ambulatório é um campo amplo para o aprendizado e desenvolvimento de pesquisas e recebe alunos de graduação, pós-graduação e residência de diversas áreas da saúde que atuam junto aos profissionais do setor.

Classificação de Risco 

O setor de Classificação de Risco iniciou suas atividades em maio de 2012 e conta com enfermeiros capacitados para avaliação inicial dos pacientes que procuram o Pronto Socorro. A classificação dos pacientes em diferentes níveis de prioridade para o atendimento médico proporciona maior segurança durante as esperas e permite priorizar o atendimento dos pacientes mais graves.

A Classificação de Risco contribui de forma significativa para a organização dos fluxos de pacientes dentro da instituição. Os enfermeiros atendem uma média de 1000 pacientes por mês, realizando a avaliação dos pacientes segundo protocolo internacional “Sistema Manchester de Classificação de Risco”.

Atualmente, aproximadamente 75% dos pacientes que procuram o pronto socorro do HU são classificados em níveis mais baixos de urgência para o atendimento médico, sendo priorizado o atendimento de cerca de 30% dos pacientes que procuram a instituição. 

O acolhimento inicial prestado aos pacientes pelos enfermeiros da Classificação de Risco durante sua avaliação contribui para um clima de confiança, além de fornecer orientação ao paciente quanto a melhor utilização dos equipamentos de saúde disponibilizados pelo SUS. 

Eletrocardiografia e Eletroencefalografia 

O setor de eletrocardiografia foi inaugurado em janeiro de 1985. O quadro de funcionários é formado por 02 técnicos de equipamentos hospitalares e duas técnicas de enfermagem.

No final de 1989 teve inicio ao Serviço de Neurofisiologia Clinica com o exame de eletroencefalograma. Em 1990 iniciou-se a realização do exame Potencial Evocado Auditivo. O quadro de funcionários é composto por 2 técnicas de equipamentos hospitalares.

Atualmente são realizados, em média, 900 exames de eletrocardiograma, 30 exames de prova de função pulmonar, 80 testes ergométricos, 60 eletroencefalograma e 10 potencial evocado ao mês. Os técnicos de Equipamentos Hospitalares estão inseridos na Divisão de Enfermagem de Pacientes Externos. Entre os equipamentos disponíveis temos 1 eletroencefalógrafo digital e 1 analógico, 1 equipamento de potencial evocado, 2 eletrocardiógrafos, 1 equipamento para teste ergométrico e 1 espirômetro utilizado na prova de função pulmonar. O setor de Métodos Gráficos dispõe de tecnologia de ponta e uma equipe comprometida de médicos, enfermeiro e técnicos de equipamentos hospitalares qualificados e comprometidos ao atendimento humanizado, seguro, eficiente e eficaz com foco no cliente. 

Endoscopia

O Serviço de Endoscopia do HU iniciou suas atividades no ano de 1985 e os exames eram realizados onde atualmente é o ambulatório, que, na época, era o Pronto Atendimento. No ano de 1988 o serviço mudou para o local onde está atualmente. A equipe de enfermagem é composta por um chefe de enfermagem, duas enfermeiras e cinco técnicos de enfermagem. A Sistematização da Assistência de Enfermagem foi implantada desde a abertura do serviço e tem como objetivo prestar assistência integral aos clientes através de constante inovação, qualidade, humanização e ética. O parque tecnológico inclui: 16 videoendoscópio digestivos, 03 videoendoscópio respiratórios e 1 naso videoendoscópio.

Atualmente são realizados 450 exames/mês. A enfermagem especializada colabora para qualidade do serviço prestado, promove satisfação do cliente e mantém a segurança nos procedimentos. A endoscopia requer assistência de enfermagem especializada. São imperativos conhecimentos tecnológicos para manipulação dos equipamentos e acessórios, e treinamentos periódicos. Ensino e pesquisa também fazem parte da rotina do serviço. A equipe de enfermagem deve ter conhecimento específico de reprocessamento de endoscópio, cuidados ao cliente antes, durante e após o exame, garantindo uma assistência com conforto e segurança.

Serviço de Diagnóstico por Imagem 

O Serviço de Diagnóstico por imagem teve inicio em 1981, e nessa época só eram realizados exames de raios-X convencionais. Em 1984 começaram os exames de tomografia computadorizada e ultrassonografia. Atualmente, além de exames de raios-X convencionais, ultrassonografia e tomografia, são realizados também exame contrastado, mamografia e biopsias guiadas por tomografia ou ultrassom. A tomografia computadorizada, uma das primeiras a operar no Brasil, era motivo de visitação, demonstrando o grau de investimento para o desenvolvimento da medicina da USP. Em poucos meses, com divulgação da abertura total do HU, houve a necessidade do aumento do quadro de funcionários. Em 1995, com aumento da complexidade dos exames radiológicos, houve a necessidade de aumentar o número de técnicos em radiologia e, consequentemente, foi inserido no quadro de funcionários do setor os profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem.

O parque tecnológico do Serviço de Diagnóstico por imagem é composto por dois tomógrafos, um mamógrafo, um equipamento tele-comandado, 7 aparelhos de ultrassonografia, 2 aparelhos para raios-X fixos e 5 portáteis. Em média são realizados por mês: 6600 raios-X, 20 raios-X contrastados, 170 mamografias, 2000 ultrassonografias, 300 ecodopplercardiograma, e 1500 tomografias.

Atualmente, a equipe de enfermagem é composta por um chefe de enfermagem, seis enfermeiras, onze técnicos e uma auxiliar de enfermagem. A busca por um processo educativo contínuo é constante, no sentido de garantir o cuidado nos mais diversos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem. As atividades desenvolvidas no Serviço caracterizam-se pelo uso intensivo da tecnologia, necessitando de pessoas qualificadas e comprometidas com os seus objetivos e com o cliente.

Pronto Socorro Adulto 

A Seção de Pronto Socorro Adulto iniciou suas atividades em 1981 como Pronto Atendimento e, em 1989, houve alteração para Emergência. Em 2002 houve a divisão dos clientes adultos e infantis, passando a chamar-se Pronto Socorro Adulto, abrangendo pacientes com idade superior a 15 anos.

Os objetivos são prestar assistência integral às urgências e emergências aos pacientes com agravos à saúde de média complexidade, priorizar situação de gravidade, avaliar problemas assistenciais em situações de crise, monitorizar enfermidades agudas e proporcionar apoio ao paciente e família, promovendo o bem estar físico, psíquico e social do ser humano com profissionais qualificados, de maneira humanizada e de qualidade, buscando atingir a excelência no atendimento, ensino e pesquisa.

A estrutura física, para garantir assistência de qualidade ao paciente, consiste em sala de emergência, sala de pequena cirurgia, sala de curativo, área para o preparo de medicação, sala de medicação, sanitários para pacientes e funcionários, sala de gesso e boxes de observação. Possui, ainda, os consultórios médicos e sala de apoio didático para discussão dos diagnósticos e intervenções aos pacientes.

Os profissionais de enfermagem são escalados, obedecendo escala diária, observando-se os níveis de competência de cada um, relacionando-os ao grau de complexidade das atividades a serem desenvolvidas. 

A assistência é ininterrupta, correspondendo ao período de 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados e o dimensionamento de pessoal da área proporciona cobertura diária do serviço, contando com protocolos preestabelecidos de atendimento, liga de emergência, profissionais com formação em ACLS e execução integral do SAE (Sistematização de Assistência de Enfermagem). 

Os atendimentos mais frequentes são as complicações cardiovasculares, distúrbios metabólicos, doenças infecciosas, traumatismos e casos ortopédicos. 

Unidade Básica de Assistência à Saúde

Inaugurada em novembro de 2001, a Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS) visa promover atenção integral e contínua à saúde do servidor da USP-Campus SP, através do acompanhamento personalizado, humanizado e resolutivo, proporcionando uma assistência à saúde de qualidade.

O atendimento de enfermagem consiste em consultas individuais e na atuação em grupos educativos conforme os programas multiprofissionais em andamento, tais como: Grupo de Tratamento do Tabagismo, Grupo de Climatério, Projeto de Envelhecimento Ativo, Saúde da Mulher, orientação e acompanhamento de doenças metabólicas.

Realiza a prevenção de doenças por meio da imunização do calendário de vacinas do adulto e de campanhas de vacinação, promovidas pelo SUS. Executa a coleta de exames laboratoriais de rotina e a recepção ao usuário do serviço, através da pré ou pós consulta.