Serviço de Ensino e Qualidade

Chefe: Enf. Karina Sichieri

Secretária: Sueli Barros

E-mail: seq@hu.usp.br

O Serviço de Ensino e Qualidade (SEQ) assessora o Departamento de Enfermagem (DE) na gestão de processos gerenciais, assistenciais, de ensino e de pesquisa e tem como missão manter a equipe com elevado nível de qualificação pessoal, ética e técnica, com base nas políticas e diretrizes de recursos humanos da Universidade, do Hospital e da Enfermagem.

Os processos desenvolvidos nesse serviço envolvem a gestão do ensino (Graduação, Residência em Enfermagem e Pós-Graduação), recrutamento, seleção, integração, treinamento e desenvolvimento dos profissionais de enfermagem, avaliação de desempenho profissional, gestão dos documentos da enfermagem, coordenação/participação em grupos de estudos do DE, colaboração junto ao DE na gestão da informática voltada para a enfermagem.

Integra a cadeia de valores da organização e propõe sugestões de mudanças nas diretrizes de gestão de recursos humanos. Desenvolve ações educativas de forma descentralizada e participativa, no sentido de promover um ambiente de aprendizagem contínua, por meio de estratégias que favoreçam a troca de experiências e informações, estimulando a motivação e a cooperação entre os membros da equipe de enfermagem.

Realiza um trabalho integrado com instituições nacionais de enfermagem e participa na promoção da integração docente-assistencial do Hospital Universitário (HU) e Escola de Enfermagem (EE) da USP.

Somos uma equipe com a experiência de profissionais especializados que possui em sua essência a ética, flexibilidade, comprometimento e a inovação como grande diferencial.

Dentro dessa abordagem os profissionais dessa área buscam desenvolver suas competências capacitando-se em novas tecnologias de ensino.

Grupos de Estudo do DE

O Departamento de Enfermagem tem por finalidade organizar e desenvolver lideranças clínicas em áreas específicas de saber, visando a excelência do cuidado. Atualmente conta com os seguintes grupos:

1. Cuidados Paliativos;
  2. Estomaterapia;
  3. Terapia Intravenosa;
  4. Controle de Infecção Hospitalar;
  5. Segurança do Paciente e Indicadores de Enfermagem;
  6. Cuidado centrado no paciente e família;
  7. Saúde Materna e do Recém-Nascido;
  8. Educação do adulto e criança: doenças crônicas e tabaco;
  9. Dor;
  10. Trauma e Ortopedia;
  11. Procedimento adulto, pediátrico e neonatal;
  12. Saúde do Trabalhador de enfermagem.