Estágio do Pronto Socorro Infantil

Olá Residentes!

Sejam bem vindos ao estágio de Pronto Socorro Infantil (PSI) do HU-USP. Durante 7 ou 8 semanas estaremos juntos no aprendizado das emergências pediátricas! Uma especialidade cuja importância foi renegada por muito tempo, mas que, em 2015, teve o seu reconhecimento como área de atuação por um esforço conjunto da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Associação Médica Brasileira, do Conselho Federal de Medicina e da Comissão Nacional de Residência Médica!

O aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades específicas para os profissionais que trabalham nesta área são de fundamental importância para prestar um atendimento de qualidade e melhorar o prognóstico, principalmente, da criança gravemente doente.

Com o objetivo de abordar os temas mais importantes da emergência pediátrica e formar o conhecimento necessário, foi criado este espaço para que vocês possam assistir, durante estas semanas, as nossas vídeo aulas e se prepararem para as simulações realísticas, realizadas semanalmente! Aliado a isso, a leitura do nosso livro de Emergências e Urgências em Pediatria Geral é obrigatória e essencial para construir e sedimentar todo o aprendizado do nosso estágio!

Conhecendo um pouco o nosso serviço:

O Hospital Universitário USP (HU-USP) caracteriza-se por ser um hospital geral, de média complexidade e que atende as grandes áreas da medicina: pediatria, clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia e ortopedia.

Em relação aos atendimentos de urgência e emergência abrangendo todas estas especialidades, o Pronto Socorro do HU-USP realiza, em média, 170.000 atendimentos/ano. O PSI do HU-USP é responsável pelo atendimento de 40% de todas as emergências do hospital. Por ano, são atendidas cerca de 42 mil crianças, o que corresponde a 3500 atendimentos/mês e 120 atendimentos/dia. Cerca de 80% dos atendimentos não representam gravidade e, das emergências, a grande maioria compreende crises convulsivas e agravos respiratórios.

As crianças que procuram por atendimento no PSI HU-USP passam pelo sistema de triagem que utiliza a classificação de risco de Manchester, cujo objetivo é priorizar o atendimento de acordo com a gravidade: branco e azul: não urgente (podem ser encaminhados para UBS ou AMAs); verde: pouco urgente (podem ser atendidos ou encaminhados para UBS ou AMAs); amarelo: urgente (necessitam atendimento rápido – 1 hora); laranja: muito urgente (atendimento em 10 minutos); vermelho: emergência (atendimento imediato).

O atendimento dos casos triados é feito pelos residentes e internos do quinto ano da Faculdade de Medicina USP, sempre supervisionados pelos assistentes. O PSI também dispõem de uma retaguarda com 12 leitos para as crianças que necessitam de observação por um período de tempo mais prolongado.

Sobre a Pediatria do HU USP

A Pediatria do Hospital Universitário compreende as áreas do PSI, da enfermaria, da UTI, da neonatologia e do ambulatório.

O chefe técnico da nossa Divisão de Clínica Pediátrica é o Dr. Alfredo Elias Gilio, docente e doutor pela Faculdade de Medicina da USP.

Sobre a equipe do PSI

Os médicos que prestam assistência no PSI HU-USP, na sua grande maioria, dedicam-se ao ensino da emergência há mais de 20 anos. A enfermagem também é especializada no atendimento das urgências e, juntos, constituimos uma grande equipe!

Além dos assistentes do PSI HU-USP, contamos com a colaboração dos assistentes do ambulatório e da enfermaria da pediatria para compor a equipe de atendimento das emergências durante os plantões noturnos e finais de semana.

Conhecendo a equipe do PSI HU-USP – clique aqui para expandir

Feitas as apresentações, vamos começar as atividades do nosso estágio e entender um pouco da dinâmica frenética de um Pronto Socorro!!

Abraços

milena-web

Dra. Milena De Paulis
Coordenadora dos residentes de primeiro ano do estágio do PSI HU-USP

Vídeos de apresentação

Habilidades

Aulas

Extras