COLETA: DÚVIDAS FREQUENTES

22/02/2023

Aqui você encontrará as principais dúvidas sobre a Coleta de exames laboratoriais.
Clique no símbolo + para aparecer a resposta para a sua dúvida.

1. O jejum é necessário para todos os exames laboratoriais?
Alguns exames laboratoriais exigem que o paciente esteja previamente preparado para a sua realização e que siga algumas restrições alimentares. Exames de glicose, colesterol e triglicerídeos são os principais exames em que aconselhamos jejum obrigatório de 8 a 12 horas antes da coleta. Veja as instruções de coleta para mais detalhes.
2. Jejum muito prolongado pode alterar resultados de exames?
Sim, um tempo de jejum muito prolongado (superior a 14 horas) também causa variações nos exames. Veja as instruções de coleta para mais detalhes.
3. Água quebra o jejum?
Não. Mas convém tomá-la com moderação.
4. Medicamentos interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Veja as instruções de coleta para mais detalhes.
5. Deve-se suspender o uso de medicamentos antes da coleta de exames?
Não. Somente o médico pode orientar se há necessidade de suspensão da medicação antes da coleta. Informe ao Laboratório seus medicamentos em uso.
6. Bebidas alcoólicas podem alterar resultados de exames?
Sim, especialmente o de triglicerídeos. Pequenas doses de bebidas alcoólicas são suficientes para elevar os seus níveis, mascarando os resultados. Por isso, o ideal é, antes da coleta do exame ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
7. Posso ter feito exercício físico antes de fazer os exames?
É necessário um período de repouso entre o exercício físico e a realização do exame. Isso porque, a prática de exercícios pode alterar os resultados de alguns exames.
8. Posso fumar antes do exame de sangue?
O cigarro pode alterar os resultados dos exames, principalmente de agregação plaquetária e curva glicêmica. Sendo assim, não é aconselhável fumar nesses casos.
9. Como deve ser a alimentação para que os resultados de triglicerídeos sejam confiáveis?
Você deve manter a sua dieta habitual, ou seja, o que você costuma comer, nos dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 horas para a coleta do sangue.
10. A menstruação pode interferir no resultado do exame de urina?
Sim, pois o sangue menstrual pode misturar-se a urina. O ideal é fazê-lo fora do período menstrual.
11. Devo informar uso de antibióticos, cremes vaginais ou menstruação quando for realizar coleta de urina?
Sim, o uso de antibióticos, menstruação e cremes vaginais interferem no resultado do exame.
12. Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?
A solicitação médica mais comum para exame de urina é a urina de porção intermediária. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
13. Como armazenar a amostra de urina e fezes?
Os cuidados no armazenamento são essenciais. Deve-se usar um pote plástico, devidamente etiquetado, com o nome do paciente e a data da coleta. Verifique no respectivo laboratório se o material precisa ser entregue imediatamente ou por quanto tempo pode ser guardado na geladeira.
14. Eu preciso encher o potinho no exame de urina?
Não necessariamente. No entanto, o volume definido pelo “potinho” garante a quantidade necessária para a realização do exame.
15. Referente a coleta para o exame de fezes, qual a quantidade correta de amostra de fezes eu devo entregar para a realização do exame parasitológico?
No caso de fezes sólidas ou pastosas, a quantidade deverá corresponder a uma colher de sopa. Se as fezes estiverem liquefeitas, pelo menos 10mL deverão ser fornecidos ao laboratório para análise.
16. Por que quando se coleta sangue para exame, às vezes o local da punção fica roxo?
Isso se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local de punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação.
17. Por que o tempo de jejum varia tanto para exames de sangue?
A ingestão de alimentos acarreta em mudanças metabólicas e hormonais, principalmente devido à absorção de líquidos (água e/ou álcool), gorduras, proteínas e açúcares. Muitas alterações em marcadores bioquímicos e hematológicos devido ao período pós-prandial tem sido descritos e, para cada parâmetro, são definidos períodos para os quais as mudanças são clinicamente significantes. Devido a estas particularidades inter-exames, não há um período padrão; dependerá do tipo de exame solicitado.
18. Suplementos para praticantes de exercícios físicos podem interferir nos resultados dos exames?
Depende do tipo de exame e do suplemento consumido. Suplementos com creatina em sua composição, por exemplo, podem alterar a concentração de creatinina no sangue, afetando o resultado dos exames.
Suplementação com proteínas pode afetar a concentração de uréia, acarretando outro exemplo de interferente.
19. Por que nos exames de sangue varia a quantidade de tubos a ser retirada?
Depende do tipo de amostra e/ou do tipo de ensaio/teste a ser realizado. Dessa forma, as quantidades de tubos variam com os exames solicitados. Por exemplo: 1) Hemograma completo (tubo com tampa roxa – EDTA); 2) hemograma completo + glicemia (tubo com tampa cinza – fluoreto de sódio com EDTA – e tubo com tampa roxa); Teste bioquímicos (02 tubos com tampa vermelha – seco), entre outros.

 


INSTRUÇÃO DE COLETA
  |  EXAMES AGENDADOS   |  FRASCOS/RECIPIENTES  | EXAMES E INSTRUÇÕES
RESULTADO DE EXAMES  | 
DÚVIDAS FREQUENTES  |  CUIDADOS PÓS COLETA
SEGURANÇA DO PACIENTE   |  CONTATO