Serviço de Humanização – Programa RECORE – Relaxamento – Conexão – Ressignificação

O Serviço de Humanização e o Departamento de Enfermagem, com o apoio da Superintendência do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP)  e em parceria com o Instituto Visão Futuro promoveram o Curso sobre Gerenciamento do Estresse, por meio do Programa RECORE (Relaxamento – Conexão – Ressignificação) para Saúde Integral, desenvolvido pela Dra Susan Andrews, esse programa ensina a teoria e a prática da Saúde Mente-Corpo, incluindo técnicas de respiração, relaxamento, massagem e meditação visando saúde integral, controle emocional, resiliência e paz mental.

O curso foi realizado no HU-USP com 42 profissionais (médicos, enfermeiras, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogas, e membros das equipes da administração e da superintendência), foram 06 encontros semanais de 02 horas cada.

Veja abaixo os depoimentos dos participantes:

Disse Tatiane Teixeira, Supervisora do Serviço de Humanização do HU-USP, “Um aspecto fundamental para o pleno desenvolvimento da Humanização é a inclusão de práticas de bem cuidar dos profissionais. Nessa perspectiva, a parceria com o Instituto Visão Futuro, consolidada com a primeira turma do RECORE no Hospital Universitário (HU), que além de todos os benefícios comprovados cientificamente, partiu do princípio básico de que aquele que cuida também é humano e necessita de cuidado.

O desejo é que possamos manter o solo fértil para que as sementes que foram plantadas pelo RECORE floresçam em todo o seu potencial para o fortalecimento da cultura de Humanização no HU”.

Depoimentos: “Para mim este curso veio ao encontro de tudo o que eu buscava: a paz interior, a tranquilidade da mente, o equilíbrio e o controle das fortes descargas de energia negativa. Foi o suporte teórico e prático que eu estava procurando. O curso me colocou no caminho e me mostrou as ferramentas.  Ajudou a reforçar minhas convicções e ter muita vontade de dividir com os outros o que eu aprendi. Muito obrigada a toda a equipe pela oportunidade”!

“Tenho me sentido mais tranquila; com maior controle sobre minhas emoções. Geralmente tenho comportamento mais agitado, com respostas prontas para tudo. Com o curso tenho conseguido fazer pausas, respirar e agir com mais calma e controle sobre os impulsos. Sem o sequestro emocional, consigo melhores resultados nas relações e consequentemente no trabalho. Não preciso ser uma panela de pressão. Com o corpo e a mente descansada tendo mais ânimo para fazer minhas atividades”.

“Após os primeiros encontros eu já conseguia observar muita diferença em meu ser. Uma sensação de bem-estar, maior que o estresse. Consegui sentir uma sensação de calmaria, muita leveza…sinto um desejo de ouvir mais e falar menos ainda. Hoje tenho ferramentas para lidar com o estresse de viver em uma cidade como SP, onde quase tudo me afetava. No meu trabalho consegui exercitar o que aprendi e até aplicar em reunião com família de paciente. Já ensinei a outras pessoas. Sou grata por vivenciar estes momentos”.

“Esse programa me ensinou a importância de ter um tempo para me autoconhecer; aprendi a ter paciência e esperar que as coisas aconteçam no tempo certo e que Deus faz tudo perfeito nas nossas vidas. Tudo que acontece, seja bom ou ruim, tem um propósito, assim, está sendo mais fácil levar a vida com mais leveza. Quando estou agitada, com dificuldade para dormir, faço a técnica da respiração e o sono e a paz logo chegam. Está sendo maravilhoso”.


“Participar destes encontros me possibilitou uma pausa nesta dinâmica tão complexa que temos vivenciado. Tenho mais consciência da minha respiração, da importância de parar e silenciar o interno. Isso me trouxe maior contato comigo, maior empatia com os demais, trazendo também mais de calma e serenidade. O ambiente no trabalho está mais harmônico, os diálogos mais fluídos, mesmo com a grande complexidade do que estamos atendendo. Enfrentar os desafios com mais auto respeito e afeto tem sido um grande ganho”.

“Eu gostei muito do curso. Incorporei as técnicas, principalmente em momentos de estresse onde a respiração me ajudou muitas vezes. E eu ensinei as pessoas próximas a fazerem o mesmo nos momentos difíceis. Estou mais paciente no trato com os pacientes, principalmente quando eles chegam nervosos e irritados”.

“Tenho agora ferramentas para controlar meu stress e em momentos estressantes consigo retornar com mais facilidade ao meu estado de equilíbrio. Aprendi a olhar as pessoas de outra forma; consigo exercer mais a escuta. Aprendi a não me alterar em situações que não concordo. Costumava ficar nervosa com situações que fugiram do meu controle, mas agora consigo superar sem deixar o stress me dominar”.

“O impacto foi muito bom, mais do que o esperado. O curso me possibilitou uma maior conexão comigo mesma, me proporcionando um bem-estar físico e um maior controle emocional que refletiu de forma positiva em minha saúde mental. No trabalho pude colocar as técnicas que aprendi em prática, ensinando o paciente a fazer a respiração profunda que proporcionou alívio imediato da sua ansiedade e tensão”.

“Aprendi a lidar com situações de conflito que gerem desconforto físico e danos mentais. Consigo usar medidas que aliviem a tensão e nervosismo nessas situações estressantes.
Entendi que vivenciamos momentos que tendem a destruir a paciência, causando transtorno gerais. Porém, o saber lidar com estas situações foi uma conquista ímpar”.

“O programa me trouxe mais consciência, mais capacidade de responder as questões difíceis do cotidiano de modo calmo, respeitoso comigo e com o outro. Consegui aplicar as respostas de relaxamento na vida diária e ter mais paz interior, menos agressividade e reatividade. O programa foi um oásis em meio ao ambiente de trabalho e nos deram instrumentos para transformar o dia-a-dia em um pequeno oásis também. No trabalho estou mais disposta, com melhor ânimo e mais empatia pelas pessoas, suas situações e circunstâncias de vida. Estou mais paciente com colegas de trabalho. Agradeço muito a oportunidade de acessar os conhecimentos do programa e conhecer novos modos de agir/ser/responder”.

“Esse programa me ajudou muito a refletir e me tornar uma pessoa mais tranquila, tendo consciência de melhores atitudes, pois me sinto bem comigo mesma e consigo transmitir essa paz interior para as outras pessoas. Os exercícios de respiração estão me ajudando diariamente em tomadas de decisões na minha vida de maneira geral. Estou me sentindo mais tranquila e com mais energia no dia-a-dia. No meu trabalho esse programa está me ajudando a lidar melhor com a minha equipe. Na resolução de algum problema utilizo a técnica de respiração, e consigo ter melhor energia para tomar as decisões e para lidar com os conflitos entre as pessoas”.

“Pude trabalhar mais centrada nas minhas atividades, com mais discernimento e com positividade e otimismo!!! Consegui interiorizar os conceitos para uma vida diferente”!!!

“Este programa ou treinamento veio de encontro ao desejo muito antigo e que busco sempre: Sabedoria. Sabedoria para lidar com pessoas e com conflitos, de uma forma sem que haja perda da razão pela agressividade ou tom de voz. Uma sabedoria capaz de superar tudo procurando enxergar o lado bom em todas as situações. E através destes segundos, encontrar meu eixo para que eu possa auxiliar em situações conflitantes sem desequilíbrio”.

“Em primeiro lugar foi melhorar a consciência de que o poder de me controlar, acalmar, não deixar que aumente a secreção de cortisol, que faz tão mal a minha saúde e eu via frequentemente minhas emoções me sequestravam. Eu comecei a praticar os ensinamentos tanto no ambiente de trabalho como no familiar e no cotidiano em geral e isto me deixou menos vulnerável a essas situações. Estou também passando para minha família e estou me sentindo mais feliz”.

“O programa me proporcionou maior serenidade e autoconhecimento. Permitiu eu mesma cuidar de mim. Adquiri uma paz, um tempo interior que eu não possuía. No meu trabalho conheci mais meus colegas e aceitei mais o “outro”. Meu olhar se ampliou. E também envolveu um resgate em perceber que apesar de tudo e todos os contras tem prós, eu gosto do que faço”.