Seminário “Educação e Pratica Interprofissional na saúde”

O Hospital Universitário da USP (HU-USP) e a Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) promoveram o Seminário “Educação e Prática Interprofissional na Sáude” no dia 25 de Junho de 2018, que teve como objetivo central a promoção da discussão teórico-conceitual sobre educação e prática interprofissional da saúde. O evento foi coordenado pelas Profa Dra Heloisa Helena Ciqueto Peres (HUUSP/EEUSP), Profa Dra Marina de Góes Salvetti (EEUSP), Profa Dra Valéria Leonello (EEUSP) e Profa Dra Marina Peduzzi (EEUSP).

Prof Dr Luiz Eugênio Garcez Leme, Superintendente d HU-USP, fez as honras na abertura do Seminário destacando a Interprofissionalidade como um dos pontos chaves de sua gestão no HU.

A programação do Seminário seguiu com a palestra “Abordagem teórico-conceitual de Educação e Pratica Interprofissional”, ministrada pela Profa Dra. Marina Peduzzi, docente do Departamento de Orientação Profissional da EEUSP.

IMG_2821
IMG_2822

Logo em seguida, Profa Dra. Valéria Leonello, docente do Departamento de Orientação Profissional da EEUSP, abordou a temática “Competências colaborativas para Educação e Prática Interprofissional”.

Finalizamos com a mesa redonda “Apresentação de Experiências de educação e prática interprofissionais na USP”, que contou com a participação da Profa Dra Marina de Góes Salvetti, docente do Departamento Médico-Cirúrgica da EEUSP, falando sobre a “Experiência Interprofissional de graduação”, da Prof Dra Lígia F. Gomes, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, trazendo sobre a Interprofissionalidade em Projetos de Extensão e da Prof Dra Fátima C. Oliver, docente do curso de terapia ocupacional da USP, proferindo sobre a disciplina optativa da USP “Práticas, Formação e Educação Interprofissional em Saúde”.

Estiveram presentes vários profissionais da área da saúde, residentes e alunos do HU-USP que puderam juntos com os palestrantes, promoverem ampla discussão sobre o tema.

Dando continuidade na discussão sobre o tema, nos próximos dias 03 e 04 de Agosto, na EEUSP, haverá o I Simpósio Interprofissional de Graduação: Abordagem da Dor, promovido pela EEUSP, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.  Tem como objetivo traduzir as melhores práticas para o controle da dor em um formato educacional no qual alunos de graduação da área da saúde possam aprender juntos sobre o manejo da dor, além de aprender sobre a atuação uns dos outros, independente da sua formação original. Profissionais da saúde do HU-USP e da Atenção Básica poderão participar deste Simpósio e avançar no debate sobre o cuidado Interprofissional.