II Semana do Idoso – 2018 – Outubro Prateado

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia internacional do Idoso que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população idosa.

A II Semana do Idoso – Outubro Prateado do HU-USP foi idealizada pelos Residentes de Enfermagem do Programa de Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), com a parceria do Departamento de Enfermagem, Serviço de Ensino e Qualidade, Divisão de Cínica Médica e da Coordenação da Residência de Enfermagem da Saúde do Adulto e Idoso (SAI), e apoio da empresa União Química.

Ocorreu de 02 a 04 de outubro de 2018 e foi permeada por programação científica, atividade Simulação da Bigfral, e finalizou com a Apresentação do Grupo de Teatro dos Idosos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Estiveram presentes vários profissionais da área da saúde, residentes e alunos do HU-USP que puderam juntos com os palestrantes, promoverem ampla discussão sobre o tema.

A mesa de abertura da Semana do Idoso foi conduzida pela enfermeira Maria Lúcia Habib Paschoal, Chefe Técnico da Divisão de Enfermagem Cirúrgica do HU-USP, Profa Dra Maria Amélia de Campos Oliveira – Diretora da Escola de Enfermagem da USP, Prof Dr Luis Eugênio Garcez Leme – Superintendente do HU-USP e Profa Dra Yeda Aparecida de Oliveira Duarte – Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EEUSP e Coordenadora do Programa de Residência de Enfermagem na SAI.

A programação seguiu com a palestra “Panorama do Envelhecimento: Dados do Estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE)”, ministrado pela Profa Dra Yeda; após, tivemos o tema “Hospital Amigo do Idoso”, com a enfermeira Dra Flávia de Oliveira Motta Maia – Chefe Técnico da Divisão de Enfermagem Médica do HU-USP e a palestra “Projeto COFFE (COHORTE OF FEMURAL FRACTURES IN ELDERLY)” com a Drª Iasmyn Aquino Godinho – médica geriatra do HCFMUSP. Após as palestras seguiu-se com a mesa redonda multiprofissional composta pelo Prof Dr Garcez, Profa Dra Yeda, Dra Flávia, Dra Yasmin e Prafa Dra Valentina Porta (Chefe Técnico do Serviço de Farmácia e Profa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP).

Contamos também com a presença da Profa Dra Mônica Perracini, integrante da equipe PlugAndCare, com a palestra ”A Tecnologia no Cuidado com o Idoso”.

No dia 03 de outubro, a farmacêutica Karine Dal Paz, proferiu a palestra “Cuidados no Uso de Medicamentos em Idosos”, e tivemos a “Simulação Bigfral – Envelhecimento: Impacto e Desafios”.

Em 04 de outubro foi encerrada a semana do idoso com a palestra “Idoso no mercado de trabalho”, ministrado por Morris Litvak, fundador da MaturiJobs, e a apresentação do Teatro.