Divisão de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica

Chefe Técnico: Enf Dra. Alda Valéria Neves Soares

A Divisão de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica do HU-USP é composta por três unidades assistenciais: Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. Sua missão é o atendimento integral à mulher e ao recém-nascido, proporcionando condições favoráveis ao ensino e à pesquisa, pela assistência integral de enfermagem aos pacientes de média complexidade.

A clientela atendida na área obstétrica e neonatal constitui-se de moradores da área de abrangência do subdistrito do Butantã, assim como docentes, alunas, funcionárias e dependentes da USP que se encontram em período reprodutivo, na faixa etária de 12 a 44 anos. 

Pautados na assistência humanizada que permeia as ações de enfermagem, favorecemos e incentivamos a presença do pai/acompanhante desde a sala de parto e durante toda internação no puerpério e acreditamos que o acompanhamento e orientações efetivas em saúde são os eixos primordiais para a construção e fortalecimento dos papéis de mães e pais durante esse período tão importante da vida.

Durante a internação as mães e familiares participam de uma orientação educativa grupal, onde são abordados temas relativos ao puerpério, amamentação, modificações fisiológicas do recém-nascido, vacinação entre outros. 

Alojamento Conjunto

A equipe de enfermagem da Unidade de Alojamento Conjunto, desde 31/12/1981, prioriza ações educativas à mulher no desenvolvimento da maternagem, promove, incentiva e apoia a prática do aleitamento materno, favorece o vínculo familiar e procura incessantemente adotar estratégias que propiciem a melhoria da saúde materna e neonatal. A orientação e o apoio oferecido ao binômio é fundamental em nossa assistência e, nesse sentido, a equipe ministra diariamente orientações individuais e em grupo empregando sempre a mesma linguagem. 

Atuam no setor somente enfermeiras obstétricas, que executam ações de promoção do autocuidado e supervisão da assistência individualizada ao binômio, iniciando o esquema de vacinação, incentivando o registro dos bebês, coletando o “exame do pezinho”, desenvolvendo pesquisas, buscando atualização contínua com a realização de cursos de sensibilização e capacitação da equipe, propiciando assim o alcance de uma assistência sistematizada, individualizada e humanizada, contribuindo com o ensino e a pesquisa na área Obstétrica e Neonatal.  

Centro Obstétrico 

O primeiro parto no Centro Obstétrico do HU-USP ocorreu em 31 de dezembro de 1981, e atualmente a média mensal é de 220 nascimentos na instituição (2015/2016). As enfermeiras obstétricas do Centro Obstétrico atendem a mulheres em trabalho de parto, parto e intercorrências na gestação, voltadas a um atendimento integral e humanizado ao trinômio (mãe, bebê e pai). Todos da equipe de enfermagem realizam atualizações participando de cursos, treinamentos e eventos e, em decorrência, foram incorporadas iniciativas pioneiras na humanização da assistência ao parto desde o ano de 2000, dentre elas destacam-se o incentivo à permanência do acompanhante, uso de técnicas não-farmacológicas no manejo da dor, oferta de alimentos à parturiente, contato pele-a-pele da mãe com seu bebê ao nascimento e diminuição dos índices de episiotomia nos partos normais. O sucesso dessas mudanças deve-se ao empenho da equipe que acredita em uma assistência de excelência, no que foram reconhecidas pelas usuárias em várias pesquisas de opinião realizadas no Estado.

Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal

Em 31 de dezembro de 1981 a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal admitiu o primeiro bebê, tendo como objetivo prestar assistência de enfermagem individualizada, de acordo com a complexidade assistencial, proporcionando condições favoráveis aos pais no estabelecimento do vínculo afetivo com seus filhos, promovendo o seu aprendizado e enfatizando a prática do aleitamento materno. Buscando a vanguarda de transformações, em 1999 foi inaugurado o Banco de Leite Humano e em 2003 iniciou-se o processo de implementação dos Dez Passos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Ocorreram modificações na dinâmica e na estrutura da Unidade a fim de atender às exigências da referida iniciativa e perpetuar o cuidado humanizado. Somos uma referência no ensino e nos cuidados de enfermagem a recém-nascidos, permanecemos desenvolvendo um atendimento humanizado aos bebês, pais, família, alunos e funcionários. Qualidade imbatível. Lembramos tudo isso em flashes: rostos sorridentes de nossa equipe e das famílias, palavras carinhosas de reconhecimento…