Divisão de Enfermagem Clínica

Chefe Técnico: Enf. Dra. Flávia de Oliveira Motta Maia

A Divisão de Enfermagem Clínica (DECLI) integra o Departamento de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP), sendo constituída pelas unidades de Clínica Médica, Terapia Intensiva Adulto, Programa de Assistência Domiciliária (PAD) e Hemodiálise. Assiste integralmente pacientes com idade igual e superior a 15 anos, portadores de doenças crônicas agudizadas, provenientes das diversas unidades do HU-USP e, também, de outras instituições hospitalares.

A DECLI oferece campo de estágio para o ensino teórico-prático de graduação da Escola de Enfermagem da USP, proporcionando condições favoráveis ao ensino e pesquisa por meio de pessoal qualificado. A assistência de enfermagem tem como meta capacitar os indivíduos para o autocuidado, auxiliando-os para que alcancem o melhor estado de saúde, respeitando suas limitações, crenças e valores. A DECLI proporciona aos pacientes e seus familiares, atendimento humanizado, seguro e baseado nas melhores evidências disponíveis.

Clínica Médica

A Clínica Médica (CM) foi inaugurada em 1984, adotando como filosofia o cuidado integral, enfatizando o atendimento às necessidades humanas básicas e o autocuidado. Desde 1990 adota o Cuidado Progressivo ao Paciente (CPP) que prevê a classificação por complexidade assistencial em duas categorias: cuidados de alta dependência de enfermagem e cuidados intermediários de enfermagem. A maioria dos pacientes admitidos na CM são idosos, portadores de doenças crônicas e, parte destes, em cuidados paliativos. Em 2003 foram incluídos ao processo de enfermagem os Diagnósticos, Resultados e Intervenções (NANDA, NOC e NIC, respectivamente) e a CM foi uma das unidades piloto para a implementação do Sistema de Documentação Eletrônica do Processo de Enfermagem – USP (PROCENF) e para o uso da prática baseada em evidência, segundo o modelo do Instituto Joanna Briggs.

Hemodiálise

A unidade de Hemodiálise iniciou suas atividades em fevereiro de 1992. Tem por finalidade o atendimento de pacientes renais crônicos e agudos, internados nas unidades do HU-USP ou provenientes do Pronto-Socorro Adulto que necessitem de terapia renal substitutiva. Esse atendimento é realizado de segunda-feira a sábado, em dois turnos: das 7 às 13 horas e das 13 às 19 horas. Em consonância com a filosofia e o alcance das metas do HU-USP a equipe da unidade de Hemodiálise empenha-se para atender às necessidades dos pacientes, garantindo uma assistência individualizada, humanizada e segura. 

Unidade de Terapia Intensiva Adulto 

A Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTIA) iniciou suas atividades em 1990 com o atendimento de pacientes clínicos. No ano seguinte, foi implementada a UTI para pacientes cirúrgicos. Em 2000, as UTIs Médica e Cirúrgica foram unidas, tornando-se uma UTI geral, com uma Unidade Semi-Intensiva adjacente. A equipe de enfermagem desenvolve atividades de ensino, pesquisa e assistência, utilizando o processo de enfermagem desde o início de suas atividades. Foi pioneira no desenvolvimento e uso do NAS (Nursing Activities Score) e na elaboração de protocolos assistenciais, em conjunto com a equipe multidisciplinar, que favorecem o cuidado seguro, baseado em evidências e centrado no paciente e família.

Programa de Assistência Domiciliária

O Programa de Assistência Domiciliária do HU-USP foi implantado em 2000. A enfermagem esteve presente desde o início das atividades, planejando e implementando o programa, juntamente com profissionais de outras áreas, como médico, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros.

Mensalmente são atendidos aproximadamente 100 pacientes e seus familiares, principalmente idosos, acamados, com sequelas neurológicas e em cuidados paliativos, com grande demanda assistencial e de orientação aos cuidadores. 

A interação com as outras unidades do DE favorece o desenvolvimento de competências necessárias para assistir os pacientes em todo o processo saúde – doença, desde sua inclusão até a alta do programa e, também para seus familiares e cuidadores.