Divisão de Clínica Pediátrica

A Divisão de Clínica Pediátrica é subdividida em 3 seções:

  • Seção de Pacientes Internos;
  • Seção de Pacientes Externos e
  • Seção de Neonatologia.

A Seção de Pacientes Internos é subdividida em Enfermaria Pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

A Seção de Pacientes Externos é subdividida em Pronto Atendimento Infantil e Ambulatório Geral de Pediatria.

A Seção de Neonatologia está subdividida em Centro Obstétrico, Unidade de Cuidados Intermediários. Alojamento Conjunto, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Banco de Leite Humano, Ambulatório de Retorno do Alojamento Conjunto e Ambulatório de Prematuros.

Atualmente, a Divisão de Clínica Pediátrica conta com 31 médicos assistentes e 1 Chefe Técnico. A Seção de Neonatologia conta com 10 médicos e as seções de pediatria clínica (Pronto Atendimento Infantil, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Enfermaria Pediátrica e Ambulatório de Pediatria Geral) contam com 21 médicos.
Periodicamente, a Divisão de Clínica Pediátrica oferece cursos e simpósios de atualização para profissionais da saúde e desenvolve pesquisas próprias, participa de projetos de pesquisa multicêntricos nacionais e internacionais, com linha de pesquisa relativa à temas de média complexidade.
A Divisão de Clínica Pediátrica participa do ensino de graduação de medicina com disciplinas ministradas no 4º ano, 5º ano e 6º ano e do ensino de Pós-Graduação Senso Lato, com programas de Residência Médica de Pediatria.
Recebe médicos residentes do 1º ano, 2º ano e 3º ano do Programa de Residência Médica ; médicos residentes do 1º ano e 2º ano dos Programas de Especialização em Neonatologia e UTI Pediátrica e médicos do Curso de Complementação Especializada em UTI Pediátrica.
Todas essas atividades de ensino são coordenadas e supervisionadas pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Dr. Alfredo Elias Gilio
Chefe Técnico da Divisão de Clínica Pediátrica
HU-USP