Departamento de Enfermagem

27/03/2017

Chefe: Profa. Dra. Heloísa Helena Ciqueto Peres

Secretárias: Jane Prado e Adriana Basílio

Telefone: 11 3091-9234 / 3091-9475

E-mail: de@hu.usp.br

O Departamento de Enfermagem (DE) está ligado diretamente a Superintendência do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) e tem como finalidade coordenar, supervisionar e controlar as atividades desenvolvidas nas áreas do ensino, da pesquisa e da assistência de enfermagem.

O DE é o principal campo de ensino teórico-prático e de pesquisas do curso de graduação, residência em enfermagem e pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), em virtude da competência técnica e ético-política do corpo de enfermagem, nas áreas de assistência, ensino teórico-prático, pesquisa e gerenciamento.

A implantação e a manutenção dessa prática comprometida com o ensino e a pesquisa se devem à integração EEUSP e DE/HU-USP, ao longo de sua existência. As ações de integração visam a excelência do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem, no âmbito de suas áreas de atuação e capacidade técnica, no planejamento e operacionalização das diretrizes na área da enfermagem e na definição dos princípios que fundamentam o cuidado de enfermagem do HU-USP.

Ao longo de sua história de integração do DE e EEUSP, passaram pela chefia do DE vários Professores da escola:

– Profa Maria Coeli Campedelli

– Profa Tamara Iwanow Cianciarullo

– Profa Clarinda Takito

– Profa Sandra Honorato da Silva

– Profa Dulce Maria Rosa Gualda

– Profa Raquel Rapone Gainzinski

– Profa Maria Julia Paes da Silva

– Profa Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta

As transformações necessárias na assistência à saúde da população, com base nas políticas nacionais de saúde e educação, bem como nas diretrizes estabelecidas pela Universidade, pelo Hospital Universitário e pela Escola de Enfermagem constituem os pressupostos que norteiam o delineamento dos objetivos e valores do DE, que são:

1. Possuir elevado nível de competência técnico-científico e ético-política dos profissionais de enfermagem na assistência, no ensino e na pesquisa.

2. Ser reconhecido como “Hospital de Referência” no modelo de gerenciamento do cuidado “Processo de Enfermagem” nos âmbitos nacional e internacional.

3. Adequar o atendimento de enfermagem às políticas nacionais de saúde e de educação, ao ensino da grade curricular da EEUSP e ao perfil epidemiológico do Distrito de Saúde do Butantã.

4. Ser reconhecido como um hospital de assistência humanizada.

Informações